internet

Mulheres na história da Internet

Quais foram e quais são as mulheres que foram importantes na história da Internet? Como sempre conhecemos vários homens que desempenharam papéis proeminentes, como Vint Cerf e Tim Berners-Lee, mas raramente as mulheres aparecem em destaque na história das áreas tecnológicas.

E por que eu acho que as mulheres terem visibilidade na história dessas áreas é importante? Sabemos que, atualmente nessas áreas, o número de mulheres é pequeno e, em algumas delas, vem decaindo.

III Fórum da Internet no Brasil

De 03 a 05 de setembro aconteceu o III Fórum da Internet no Brasil em Belém/PA com organização é feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. O objetivo do evento é “reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nos debates e temas a respeito da Internet no Brasil e no mundo. O Fórum é portanto um espaço aberto e um convite para debatermos os desafios atuais e futuros da Internet.” Este Fórum também funciona como a “Reunião Brasileira Preparatória para o IGF, agregando as reflexões do Fórum como importantes contribuições multilaterais brasileiras para o Fórum Mundial de Governança da Internet.”

Sucintamente, a programação do III Fórum foi a seguinte:
dia 03/set (manhã): abertura
dia 03/set (tarde): trilhas
dia 04/set (manhã): desconferências e atividades autogestionárias
dia 04/set (tarde): seminário WSIS+10
dia 05/set (manhã): assembleia e encerramento

A mesa de abertura contou com a participação de seis pessoas, das quais apenas uma mulher que viera como representante do presidente da PRODEPA. As demais pessoas, homens, eram os próprios Conselheiros ou Secretário Executivo do CGI.br.