Edit-a-thon das minas

A internet não gosta das mulheres. É verdade e já explicamos um dos porquês aqui. Então que tal lutar para tentar, aos poucos, muda esse cenário? Convido a todas (os) a participar do EDIT-A-THON DAS MINAS, dia 26 de Abril, e aumentar o conteúdo sobre o universo feminino na Wikipedia brasileira. Inscreva-se gratuitamente no Cinese.

O que é um edit-a-thon? 

É uma maratona de 8 horas de edição das páginas da Wikipedia em português. Interessadas (e interessados também) aprenderão a usar a ferramenta de publicação e, durante o dia inteiro, irão acessar os perfis de grandes mulheres e gerar novo conteúdo e informações.

Por que fazer um edit-a-thon?

A Wikipedia, ferramenta aberta de democratização do conhecimento, permite que qualquer pessoa crie tópicos, edite artigos e ajude a espalhar informações corretas pela web. Mas apesar de ser uma ferramenta pública e extremamente popular, estima-se que apenas 13% dos editores da enciclopédia online sejam mulheres. O resultado disso é que muitos tópicos do universo feminino são esquecidos.

Exemplos:
- A da Lovelace, mãe da programação, tem uma página em português muito menor do que a em inglês. E a em inglês é muito menor também do que a do Alan Turing, um dos pioneiros da ciência da computação.

- Vamos para tempos modernos. A página da Lena Dunham, atriz que trouxe toda uma nova e importante discussão sobre padrões de beleza na TV, tem cinco linhas. CINCO. Nós já escrevemos mais sobre a atriz aqui neste blog do que o disponível na Wiki.

- A página da Gabriela Leite é minúscula também, se comparada a todo o trabalho que ela fez em vida. Não é lamentável?

Local: 
Lab 89, Rua Laboriosa, 89, Vila Madalena, SP
Quando: 
sábado, 26 Abril, 2014 - 11:00 to 19:00
Categoria: