interseccionalidade

Teoria de Gênero e Interseccionalidade

Convidada: Patricia Muñoz Cabrera é graduada em Pedagogia pela Universidade de Concepcion, Chile (1981). Em 1992, obteve o grau de Mestrado em Letres et Littératuree (Universidade de Louvain, Bélgica), e o grau de Doutor em Letras e Literatura Comparada, com especialização em teoria feminista afro-estadounidense (Universidade de Bruxelas, Bélgica, 2010).

PAPo Feminismo Intereseccional

Para iniciar os PAPos do semestre, nós da PoliGen havíamos primeiramente decidido abordar um tema de introdução geral ao feminismo. A quem ele serviria? Qual seria sua utilidade, em pleno século XXI? Seria ele desnecessário hoje em dia?
Como a vida não pára entre uma atividade e outra, fomos surpreendidas por discussões em nossos espaços virtuais que envolveram falas aberta e deliberadamente racistas. Com isso, percebemos que a discussão que se faz necessária em todo e qualquer momento não envolve apenas o feminismo em si, mas a maneira sobre como os demais sistemas de opressão se fortificam conforme se interseccionam.
Por isso traremos mais uma vez para nosso PAPo o tema da interseccionalidade. Somos um grupo que preza por esse conceito e pelo questionamento de nossos privilégios, e que acredita na importância de ouvir e fazer ouvir a palavra de pessoas que vivenciam opressões interseccionalizadas. Como resposta aos ataques, oferecemos um debate público sobre um feminismo interseccional, que envolve a questão da mulher negra e do racismo.

O que é feminismo interseccional? A quem ele se refere? O que ele engloba?

Para nos auxiliar nessa atividade, contaremos com a presença de Giselle dos Anjos Santos.
Giselle é mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu a dissertação do título Mulheres Negras em Cuba - Representações Sociais em Tempos de Crise (1990 - 2012); e autora da publicaçao Somos Todas Rainhas (2012), sobre a história das mulheres negras no Brasil.