Conversas Interseccionais: gênero, raça e etnia na Física


Sendo a física um empreendimento científico colaborativo no qual a comunidade decide não só o que é física, mas também quem é cientista, mulheres em geral e negras em específico foram excluídas.
Focando na trajetória de físicas negras estadunidenses na construção de uma identidade científica, seja aprendendo as regras ou quebrando-as, os obstáculos e estratégias para superação dos desafios são debatidos pela Prof. Katemari Diogo da Rosa, da Universidade Federal de Campina Grande.

Katemari Diogo da Rosa possui graduação em Física - licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Science Education pelo Teachers College (2010) e doutorado em Science Education pela Columbia University (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande e coordenadora institucional dos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores da UFCG. Tem experiência em pesquisa em ensino de física e formação de professoras e professores de física. Tem interesse principalmente em: ensino de física, formação de educadoras, ensino de astronomia, física nas séries iniciais e discussões que envolvem as interseccionalidades de gênero, raça, etnia e status socioeconômico na construção e no ensino da ciência.

Se possível, confirme presença pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/948751361810295/

Local: 
IFUSP - Sala 202 Ala II - Instituto de Física - USP
Quando: 
quinta-feira, 2 Abril, 2015 - 14:00 to 17:00
Categoria: