PAPo- Entre a luta e a opressão: Mulheres no Oriente Médio

Há alguns anos, houve grande divulgação sobre a atuação de guerrilheiras curdas que ganharam destaque pelo sucesso no enfrentamento contra o ISIS (Estado Islâmico), encabeçado por mulheres, o movimento teve papel fundamental na libertação da cidade síria de Kobani. As combatentes foram elogiadas por feministas de diversos lugares, pois viram ali uma postura discrepante do que comumente se imagina das mulheres dessa parte do mundo. Porém, muito dessa imagem foi romantizada pela mídia mundial.

Como sabemos, não é incomum vermos associações da realidade das mulheres no Oriente Médio associada às opressões de todo tipo. A violência tem sido tema central dos grandes meios de comunicação quando retratam as mulheres dessa região. Assim, do ponto de vista do Ocidente, há uma ideia comum de que algumas culturas à leste do globo devem ser denunciadas pela maneira como tratam suas mulheres. No entanto, há uma construção de valores por trás dessa imagem que precisa ser discutida.

Movimentos feministas ao redor do mundo passaram a buscar entender melhor a realidade das mulheres no Oriente Médio. Esse exercício tem ampliado a forma como as mulheres desses mesmos movimentos estão também se percebendo nessa relação.

Convidamos a todas para uma conversa sobre esse mundo que pode estar mais próximo do que imaginamos. Para isso, participará dessa atividade, Mariane Gennari, historiadora, professora e coordenadora da Rede Educacional pelos Direitos Humanos em Palestina/Israel.

Teremos Coffee Break :)

Se possível, confirmar presença no evento do Faceook: https://www.facebook.com/events/813203682165948/

Local: 
Sala S-33 do Prédio da Engenharia Civil/Ambiental (Escritório Piloto)
Quando: 
terça-feira, 2 Maio, 2017 - 11:00 to 13:30
Categoria: