Roda de Conversa: Feminismo Interseccional (AEG + POLIGEN)

♀♀♀ A AEQ e a Poligen convidam todes para uma Roda de Conversa sobre Feminismo Interseccional, na próxima quinta-feira (08/06) às 11h30 na AEQ.♀♀♀

O feminismo interseccional é uma das vertentes do movimento feminista. Apesar de "feminismo" ser usado no singular, existem movimentos feministas diversos, com suas próprias formas de articulação e promoção de pautas relacionadas aos direitos das mulheres. O interseccional diz respeito às intersecções ou recortes de opressões e vivências que devem ser feitos quando se for analisar as estruturas sociais de dominação-exploração, pois reconhece-se que as mulheres não sofrem todas as mesmas opressões e que nem sempre a mulher está em situação de desvantagem, já que existem outros sistemas de opressão que envolvem etnia, classe social, sexualidade etc.

Junte-se a nós para conversar e refletir sobre o tema, conhecer mais sobre o assunto e/ou contribuir com conhecimento e experiências. Todes serão muito bem-vindes nessa roda de conversa!

Se possível, confirme presença no evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/1220758691366603/

"[Interseccionalidade é] A visão de que as mulheres experimentam a opressão em configurações variadas e em diferentes graus de intensidade. Padrões culturais de opressão não só estão interligados, mas também estão unidos e influenciados pelos sistemas interseccionais da sociedade. Exemplos disso incluem: raça, gênero, classe, capacidades físicas/mentais e etnia" - Kimberlé Crenshaw em 1989.

“O feminismo branco é extremamente reticente e se recusa a reconhecer os obstáculos que as mulheres não-brancas enfrentam sistematicamente, já que elas não são visíveis. Nossas vozes precisam ser ampliadas porque o feminismo branco nos trata como um troféu e usurpa nossas vozes.” - Roqayah Chamseddine.

Local: 
AEQ - Poli-USP
Quando: 
quinta-feira, 8 Junho, 2017 - 11:30 to 13:00
Categoria: